Recebido o e-mail, senti que deveria me inscrever. Chamei a Jojo também, e ela aceitou! Então comecei a escrever minha carta, num dia quente, no sítio dos pais do meu bem...
Eis a carta:
À
Universidade Federal de Minas Gerais,
Departamento de Relações Internacionais
Viajar para a Europa, conhecer vários países, conviver com línguas diferentes, fazer novas amizades, enfim, são muitos dos atrativos que fazem do intercâmbio um dos grandes sonhos de muitos estudantes. Porém, fazer intercâmbio é muito mais do que isso. É se aprofundar em uma língua, conhecer outras culturas e ter a oportunidade de se estudar em uma instituição estrangeira, de forma a contribuir com a formação estudantil e com o crescimento pessoal e profissional do graduando.
Eu com toda certeza tenho muito interesse em todas estas vantagens, pois sei que serão de grande importância para minha formação acadêmica e futura vida profissional. Acredito que o intercâmbio seja uma experiência única na qual terei a oportunidade de estudar em uma instituição estrangeira, sem perder meu vínculo com a UFMG e com a possibilidade de aprofundar meus estudos.
Meus objetivos relacionados a essa vaga de intercâmbio visam a minha aproximação da área da Literatura, já que é a parte do meu curso da qual tenho mais interesse em estudar e talvez, futuramente na continuação dos meus estudos fazer um mestrado e doutorado.
No terceiro semestre, cursei a disciplina “Introdução à Literatura Portuguesa” a qual foi um importante passo para minha vontade em aprofundar meus estudos na área da Literatura. Nesse período, curso a disciplina “Estudos Temáticos de Literatura Estrangeira de Língua Portuguesa: Metamorfose: a poética de Herberto Helder”, que só aumenta a cada dia meu interesse pelos escritores portugueses.
Porém, não se trata apenas de Literatura Portuguesa, mas também de Literatura Brasileira, já que através de pesquisas que realizei sobre o curso de Letras nas Universidades que estão oferecendo vagas para intercâmbio em Portugal, descobri que a maioria delas estuda a Literatura e a Cultura Brasileira e penso ser importante conhecer a visão que eles possuem e fazer uma comparação entre os dois pontos de vista.
Além disso, creio que poderei contribuir de alguma forma à UFMG através de minha participação em eventos, no empenho e dedicação nos estudos, no meu rendimento acadêmico, no auxílio aos futuros intercambistas através de minhas experiências e dificuldades vividas no exterior e principalmente realizando pesquisas a partir dos meus conhecimentos adquiridos durante o intercâmbio.
Acredito que estou em fase de construir experiências, e ainda que não seja agradável a princípio me separar da minha família, a oportunidade de viver em outro país, conhecer novos hábitos de vida, novas culturas, enfim, estar em outra realidade, ajudará muito no meu amadurecimento e me dará mais responsabilidade e autonomia, além de ser um diferencial para meu currículo profissional.
Belo Horizonte, 11 de abril de 2011
Ps: Tenho que agradecer muito à "Primili" pela ideia do início da carta!!!! = )