Seja muito bem vindo ao meu cantinho! Compartilho com você minhas experiências e vivências fora do "Brasil". Espero que goste...

Dicas de intercâmbio

Olá pessoas!!


Nesta página eu deixarei algumas dicas para que vocês possam realizar uma viagem de intercâmbio com um pouco mais de tranquilidade, já que não é fácil resolver uma coisa tão importante como essa, sem ajuda ou sem ter ao menos uma direção, não é mesmo? Eu, graças a Deus, tive a ajuda de duas amigas que foram antes de mim, a Erika e a Bruna, elas me ajudaram bastante e a maioria dessas dicas foram dadas a mim por elas. Lembrem-se que realizei a inscrição para o intercâmbio em abril de 2011, dessa forma, muitas coisas podem ter sido alteradas, como por exemplo, as normas do edital ou até mesmo as condições para conseguir a ajuda da FUMP. Não se esqueçam também que sou aluna da UFMG, do curso de Letras e que meu intercâmbio foi para a Universidade de Coimbra,  ok?

Quaisquer dúvidas a respeito dessas dicas podem ser enviadas ao meu e-mail pessoal: 

eva.letrasufmg@hotmail.com

Farei o possível para respondê-las.



Então aí vão algumas dicas, espero que sejam de grande ajuda! =)


  • E-mail

Como já disse na primeira postagem deste blog, tive conhecimento do intercâmbio pelo programa "Minas Mundi" através de um e-mail que recebi da UFMG. Portanto, quem tem desejo de fazer uma viagem dessas, deve ficar sempre de olho em sua caixa de e-mail, ou até mesmo acompanhar todas as atualizações no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o site é: https://www.ufmg.br/dri/. Para ter acesso ao e-mail recebido por mim, clique em: http://evapt2012.blogspot.com.br/2011/07/tudo-comecou-atraves-deste-e-mail.html.

  • Edital

O edital ao qual me inscrevi foi do ano de 2011. Percebi que há muitas diferenças com relação ao edital de 2012, mas não vou listá-las porque não tive tempo de lê-lo com atenção. Aconselho dar uma olhadinha no edital novo no site da DRI (site citado acima). Para quem deseja fazer uma comparação, é só clicar no link: Edital Minas Mundi 2011.





  • Inscrição no portal Minha UFMG
A inscrição ao intercâmbio é feita através do portal "Minha UFMG", na data estipulada pelo edital (bom, pelo menos quando eu fiz foi assim... =P). Lá será preciso preencher um formulário e inserir uma carta de intenção. É como se fosse uma primeira fase, na qual são avaliados os rendimentos semestrais, se o aluno já concluiu 50% do seu curso e a carta de intenção escrita por ele. Creio que o rendimento mínimo para participar seja de 3,5 e no momento da inscrição é possível escolher duas instituições que estejam disponibilizando vagas, desde que você preencha os pré-requisitos colocados por eles. No meu caso, escolhi a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho, de Portugal, já que minha habilitação no meu curso de Letras é Português.

  • Minha Carta de Intenção
Uma dica para a carta de Intenção ficar boa é já ir começando a escrevê-la assim que o edital for publicado, assim você terá tempo para pensar nos seus objetivos e no que você tem a dizer para quem irá te entrevistar. Quando escrevi a minha segui o conteúdo do edital referente ao que seria perguntado na entrevista, acho que essa é uma boa ideia, já que assim você dirá aos entrevistadores tudo o que escreveu na carta, demonstrando que você possui seus objetivos bem definidos e está certo do que irá fazer durante o intercâmbio. A primeira versão da minha carta, que foi a enviada para a primeira fase, foi publicada no meu blog, para lê-la clique no link: http://evapt2012.blogspot.com.br/2011/08/carta-proposta-de-intercambio.html. A segunda versão, que foi a enviada para Universidade de Coimbra, juntamente com meus documentos para a matrícula, foi a seguinte: 

Prezados Senhores da Universidade de Coimbra,

Viajar para a Europa, conhecer vários países, conviver com línguas diferentes, fazer novas amizades, enfim, são muitos dos atrativos que fazem do intercâmbio um dos grandes sonhos de muitos estudantes. Porém, fazer intercâmbio é muito mais do que isso. É se aprofundar em uma língua, conhecer outras culturas e ter a oportunidade de se estudar em uma instituição estrangeira, de forma a contribuir com a formação estudantil e com o crescimento pessoal e profissional do graduando.

Eu, com toda certeza, tenho muito interesse em todas essas vantagens, pois sei que serão de grande importância para minha formação acadêmica e futura vida profissional. Acredito que o intercâmbio seja uma experiência única na qual terei a oportunidade de estudar em uma instituição estrangeira, sem perder meu vínculo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a possibilidade de aprofundar meus estudos.

Os motivos que me levaram a pleitear essa vaga de intercâmbio são muitos, e dentre eles, estão os Estudos Culturais e a Língua de Sinais. Fiz uma pesquisa no site de vocês, antes de me candidatar à vaga, e descobri que a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra oferece disciplinas que tratam da cultura de alguns países, como por exemplo, a Cultura Brasileira, a Cultura Portuguesa e a Cultura Africana. Tenho muito interesse em cursar essas disciplinas, uma vez que meu curso não as oferece e sei que serão de grande importância para meu currículo acadêmico.

Na Faculdade de Letras da UFMG, sou tutora virtual do curso de “Fundamentos de Libras online”, que é uma disciplina obrigatória para todas as licenciaturas. Também, já cursei as disciplinas “Português como segunda língua para surdos”, Libras A e Libras B, e me encanto cada vez mais pelo estudo da Língua de Sinais Brasileira. Ao entrar no site da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, antes de me inscrever para a seleção de intercâmbio, descobri que um dos cursos livres oferecidos por ela é “Introdução à Língua Gestual Portuguesa”. Sendo assim, tenho interesse em me inscrever para tal curso para poder, quem sabe, realizar um estudo comparativo entre a Língua de  Sinais Brasileira (Libras) e a Língua Gestual Portuguesa, sendo elas duas Línguas de Sinais diferentes em países que falam a mesma língua.

Além disso, creio que poderei contribuir de alguma forma à UFMG, através de minha participação em eventos, no empenho e dedicação aos estudos, no meu rendimento acadêmico, no auxílio aos futuros intercambistas através de minhas experiências e dificuldades vividas no exterior e principalmente realizando pesquisas a partir dos meus conhecimentos adquiridos durante o intercâmbio.

Acredito que estou em fase de construir experiências, e a oportunidade de viver em outro país, de conhecer novos hábitos de vida, novas culturas, enfim, de estar em outra realidade, ajudará muito no meu amadurecimento e me dará mais responsabilidade e autonomia, além de ser um grande diferencial para meu currículo profissional, sendo a Universidade de Coimbra uma das maiores instituições de ensino superior e de pesquisa de Portugal.

Eva dos Reis Araújo Barbosa


Ela foi alterada  depois que passei na seleção e tive mais tempo para ver o site da Faculdade de Letras de Coimbra (FLUC) e saber de verdade o que eu gostaria de estudar lá. 

  • Entrevista
Após alguns dias, recebi um e-mail contendo o local e o horário de minhas entrevistas. Elas fazem parte da segunda fase para a classificação e me deixaram muito nervosa. Antes de ir à elas, entrei nos sites das Universidades as quais me inscrevi e vasculhei tudo o que pude, localização, histórias, disciplinas oferecidas no meu curso, etc. Além disso, dei uma olhadinha no que dizia no edital a respeito da entrevista e fiz uma "colinha" para estudar antes do dia. É bom também perguntar a algum amigo que for antes de você como é que ela acontece, mas isso não garante que as perguntas serão as mesmas, ok? Lembro-me que no dia os entrevistadores estavam com minha carta de intenção e minhas notas em mãos, portanto, é bom manter os objetivos da viagem e ser bastante firme e claro nas respostas. Lembrando que para quem se inscrever para uma instituição em país que fale uma língua diferente do Português, a entrevista será na língua falada por esse país, ok? A duração da entrevista de 15 minutos e os atrasos não são aceitos. Caso você se atrase e não seja permitido realizar a entrevista, não deixe de ir na próxima, já que isso não causa desclassificação. Algumas dicas de estudo antes da entrevista:

  • História da Universidade a qual você se inscreveu;
  • Disciplinas ofertadas pelo seu curso na Universidade e que você tenha interesse em fazer;
  • Seu(s) objetivo(s);
  • Como você irá representar a UFMG no exterior,
  • O que você pode trazer de bom para a UFMG, etc.
Observação: Nos dois últimos itens você poderá dizer que irá tirar boas notas, irá participar dos eventos, poderá ajudar os próximos intercambistas, poderá realizar pesquisas, etc.
  • Resultado
Bom, quando eu fiz a inscrição para o intercâmbio o resultado saiu na página da DRI, na data estipulada pelo edital. Saiu uma lista com os países e as faculdades contendo os números de matrícula das pessoas que passaram, de acordo com a classificação geral em que cada um ficou. Logo depois, comecei a receber e-mails da DRI e da FUMP, contendo o que deveria ser feito a seguir.
  • FUMP
A FUMP (Fundação Universitária Mendes Pimentel) é uma instituição que ajuda financeiramente aos alunos carentes da UFMG (que são selecionados em níveis de carência através de um estudo socioeconômico). Para saber mais sobre essa instituição, veja o site: http://www.fump.ufmg.br/. Dentre as ajudas dadas pela FUMP, temos o apoio ao Intercâmbio Internacional, e para conseguir esse auxílio é necessário ser classificado socioeconomicamente, portanto, o primeiro passo é entrar no site, preencher o formulário, levar os documentos e aguardar a classificação. Lembrando que isso deve ser feito antes da inscrição ao processo de Intercâmbio do Minas Mundi.

1 - E-mails:

Após receber a confirmação de que você foi aprovado no Minas Mundi, e se você já for classificado pela FUMP, conforme explicitado acima, você receberá e-mails da FUMP com os passos que devem ser seguidos para conseguir o auxílio financeiro dessa instituição.

2 - Guias:

Além dos e-mails, você receberá também alguns questionários que são respondidos pelos intercambistas que estudaram na Instituição a qual vocês foi selecionado. Esses guias são de grande ajuda, contendo dicas de moradia, de gastos, de transporte, de estudos, etc., que auxiliam bastante no momento da pesquisa para fazer o orçamento que deve ser apresentado à FUMP.

3 - Planilha de gastos e orçamento:

A partir do momento que você receber essas informações por e-mail, já deve começar a pesquisa dos  gastos que você terá para fazer primeiro uma planilha de gastos e depois um orçamento final. A planilha deve ser entregue na reunião feita na FUMP e deve conter somente quais serão os gastos e os valores, sem apresentar muitos detalhes, contendo também o valor que você já possui até o momento (já que o aluno também deve contribuir com seu próprio dinheiro para a viagem, já que a FUMP dá apenas uma ajuda e não o dinheiro todo). Já o orçamento, deve ser entregue no dia da reunião individual com a assistente social, que deve ser detalhado (de preferência com prints de sites que comprovem os valores indicados) e que será analisado juntamente com você.

4 - Reunião com demais intercambistas:

Uma coisa interessante que é organizada pela FUMP é uma reunião com todos os intercambistas antes da viagem. Nessa reunião, que acontece em três encontros (geralmente nos finais de semana), conta com a presença de psicólogos, de ex-intercambistas, da coordenadora do intercâmbio da FUMP e é um ótimo espaço para ocorrer uma interação entre as pessoas que irão estudar fora do país e para tirar dúvidas que ainda existirem a respeito da viagem.

 5 - Bolsa:

A bolsa de auxílio ao intercâmbio será depositada em sua conta, em reais, após a análise do seu orçamento e do dinheiro que você conseguiu juntar para viajar. Nem todos recebem o mesmo valor, já que para cada região é necessário um valor diferente. Mas o dinheiro ajuda bastante!! Você receberá comprovantes dos recebimentos da bolsa e terá que autenticá-los em cartório para conseguir o visto. É sua responsabilidade também fazer o câmbio e gastá-lo de maneira consciente. Não tenho certeza a respeito dessa informação, mas acredito que se você regressar antes do tempo previsto, deve devolver o valor referente ao tempo em que você não esteve no país, mas isso deve ser confirmado diretamente com o pessoal da FUMP.

  • Antes, durante e depois

As etapas do intercâmbio serão enviadas a você por e-mail, ou pela DRI ou pela FUMP. São as seguintes:

1 - Antes: 


A) Antes de receber a Carta de Aceite da universidade anfitriã

1.   Ir à Polícia Federal solicitar seu passaporte. Para tomar essa providência você não precisa esperar. Faça seu passaporte o quanto antes.

2. Comprovar que dispõe de recursos necessários para sua manutenção no período do intercâmbio. Você saberá da estimativa de custos em mensagem específica sobre a sua instituição de intercâmbio, a ser encaminhada pela DRI por e-mail.

3. Entregar à DRI, dentro do prazo estipulado, os documentos requeridos pela UFMG pela
instituição anfitriã. Você saberá do prazo para entrega dos documentos também em
mensagem específica sobre a sua instituição de intercâmbio, a ser encaminhada pela DRI
por e-mail.

B) Após receber a Carta de Aceite da universidade anfitriã

1. Obter visto de estudante no Consulado do país de destino.

2. Obter a “Formalização de Saída para Intercâmbio” no Colegiado de Curso.

3. Contratar  seguro-saúde de ampla cobertura que inclua,  pelo menos,  assistência médicohospitalar, cobertura  dos  custos  de  acidentes  pessoais,  invalidez  e  repatriação,  apresentando cópia do comprovante da contratação à DRI.

4. Comprar passagem aérea.

2 - Durante:


1. Apresentar-se ao escritório de relações internacionais da instituição anfitriã.

2. Cursar  as  disciplinas/atividades  discriminadas  no  Plano  de  Atividades  Acadêmicas.  Esse Plano é um dos documentos requeridos pela UFMG, a que nos referimos no item I.A.5 acima.

3. Arcar com os custos de hospedagem, alimentação e transporte, bem como com outras despesas eventuais, exceto nos casos previstos no Edital de Seleção.

4.    Representar bem a UFMG e o Brasil no exterior.

3 - Depois:


1. Retornar  à  UFMG para  dar  continuidade  ao  seu  Curso  de  Graduação  no  semestre imediatamente subsequente ao término do período de intercâmbio.

2. Acompanhar  junto  ao  Colegiado  de  Curso  o  aproveitamento  das  disciplinas/atividades desenvolvidas durante o intercâmbio no exterior.

3. Ajudar os futuros intercambistas, dando-lhes dicas e sugestões práticas sobre a estada no exterior.

4. Preencher o Guia Prático e a Avaliação do Intercâmbio, os quais a DRI lhe encaminhará por e-mail ao final do semestre de intercâmbio.


  • Documentos pessoais e da faculdade 
Bom, aqui citarei quais são os documentos necessários para a viagem, tanto os pessoais, quanto os da faculdade. É bom escanear todos e guardá-los em PDF no seu computador e em um pen drive, caso você suma algum deles durante a viagem, terá, pelo menos, a cópia deles para eventuais necessidades. Além disso, é muito bom também levar os principais em xerox, nunca se sabe quando você poderá precisar de uma cópia, não é mesmo?

Documentos pessoais:

Identidade, 
CPF, 
Carteira de motorista (vale por um ano no exterior),
Passaporte,
Cartão do banco,
Carteiras de estudante,
Cartão de vacinas,
Título de eleitor: se você viajar no ano em que houver uma eleição, você deverá justificar a ausência do voto com até 30 dias após o retorno de sua viagem, portando o passaporte, as passagens e o título de eleitor. Isso pode ser feito no TRE mais próximo de sua residência.

*alguns dos documentos acima não serão necessários durante sua viagem, já que seu documento de identidade oficial passa a ser seu passaporte, mas eu levei todos mesmo assim, para o caso de necessidade.

Documentos da faculdade:

Termo de compromisso, Declaração de Condições Financeiras, Plano de Atividades, Contrato de Seguro Saúde e Termo de Afastamento: serão enviados pela DRI ao seu e-mail nas datas oportunas, deverão ser preenchidos e entregues na recepção. Você deverá fazer uma cópia para guardar. Você será bem orientado pela DRI no momento certo de fazer cada uma dessas coisas no momento certo, não se preocupe. 

Candidatura On-line: Documento que você preencherá no momento da inscrição on-line no site da Unirsidade para qual você foi selecionado. Deve ser preenchido por você e pelas pessoas dos setores responsáveis (colegiado, DRI, etc.), depois você deverá escaneá-lo e enviá-lo ao e-mail da DRI da Universidade para qual você foi selecionado. Ela também deverá ser entregue na DRI da UFMG.

Carta de Aceite: será enviada ao seu endereço eletrônico e residencial pela Universidade a qual você foi selecionado. O Consulado fica com a original, portanto, é bom fazer uma cópia em xerox e em PDF.

Histórico escolar e comprovante de matrícula do semestre em curso: Devem ser entregues na DRI da UFMG. É com também fazer uma cópia para você. 

*Atenção: Após realizar sua inscrição on-line no site da Universidade a qual você foi selecionado, você deverá enviar cópias de alguns documentos em PDF para a DRI de lá, para conseguir a carta de aceite. São eles:

Ficha de candidatura, contrato de estudos, candidatura para residências universitárias (caso você se candidate), páginas de identificação do passaporte, histórico escolar e declaração de matrícula.

Você será previamente avisado em todos os momentos, por e-mail, tanto pela DRI da UFMG, quanto pela DRI da Universidade anfitriã.



  • Notas fiscais

Eu levei todas as notas fiscais (de eletrônicos - meu celular, minha câmera, meu netbook - e da compra de remédios) escaneadas e também xerocadas. Para garantir que eu não seria barrada na alfândega caso eles resolvessem abrir minhas malas. Não precisei delas durante a viagem, mas é bom não correr o risco de não poder entrar no país por causa disso ou de não poder levar as coisas e ter de deixá-las no aeroporto, para Deus sabe quem.




  • Receitas

Assim como as notas fiscais são importantes, também é bom levar as receitas dos remédios que vocês iram levar. Não que eu tenha levado de todos os remédios, já que os médicos são muito sérios quando a questão é remédio e dão apenas  as receitas de remédios que você faz uso. Mas eu trouxe de remédios que uso normalmente e que consegui as receitas com a médica da FUMP e com o médico do posto de saúde do meu bairro. É muito bom trazer alguns remédios essenciais, como por exemplo, para dor de cabeça, cólica, vômito, febre, gripe, dor de garganta, etc, porque em Coimbra só é permitido comprar se você tiver a receita de um médico. É bom lembrar também que a FUMP não cobre esse tipo de coisa no orçamento, pelo menos não cobria quando eu vim.

  • Cartões de vacina

Para viajar ao exterior é recomendado que todas as vacinas estejam atualizadas. O site da Universidade de Coimbra pede que a vacina de tétano esteja atualizada e, para viajar, o Consulado aconselha (acho até que seja obrigatório) a atualização da vacina contra a febre amarela. Eu tive que tomar as duas, já que estavam atrasadas (aconselho que não vá tomar as duas no mesmo dia, eu fiz isso e me arrependi, fiquei com os dois braços doloridos durante uma semana inteira, srsrsrsr). É bom também levar o cartão na mala de mão, caso seja necessário sua apresentação na alfândega. Há também, um cartão internacional de vacinação, emitido pela ANVISA. Eu não precisei dele em Portugal, mas fiz mesmo assim por precaução. Para fazê-lo é só entrar no site deles, preencher um pré-cadastro e ir à ANVISA portando a identidade e o cartão de vacinas do SUS, o cartão fica pronto na hora. Veja o site: http://www.anvisa.gov.br/viajante/.

  • Seguros de saúde



Há dois tipos de Seguro Saúde, eu fiz os dois para garantir, já que o público PB4 (acordo entre Brasil e Portugal) só pode ser utilizado em Portugal, já o seguro particular pode ser usado também durante a viagem a outros países:

1 . Seguro Público:


É um seguro feito pelo Ministério da Saúde. Todos os cidadãos que contribuem com o INSS podem requerê-lo, e para fazer isso é necessário ir ao Ministério da Saúde, portando alguns documentos (originais e cópias) além de levar o comprovante da última parcela do INSS paga (para aqueles que já contribuem). Para aqueles que nunca contribuíram com o INSS é necessário entrar no site deles e se cadastrar como contribuinte individual, mas quem já contribuiu alguma vez e já é cadastrado no PIS é só comprar um carnê, pagar a parcela como contribuinte individual (se não me engano é 69 reais) e levar a guia paga junto com os demais documentos. Em caso de dúvidas no preenchimento do carnê, é só ir ao INSS mais próximo e pedir ajuda das atendentes. É só pagar uma parcela do INSS e você já tem direito ao Seguro pelo prazo de um ano. Quem faz esse seguro, deve ir ao Posto de Saúde perto de onde estiver morando em Portugal e fazer seu cadastro, já que é necessário para ser atendido em caso de necessidade e também para conseguir a carteirinha de residência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Segue abaixo a lista dos documentos necessário, o site para inscrição para quem nunca contribuiu e também o endereço do Ministério da Saúde em Belo Horizonte:

Documentos para o PB4


2 . Seguro Particular:


Fiz o seguro particular na Master Turismo, que foi onde eu comprei minhas passagens. O seguro ficou por pouco mais de 1000 reais e cobria 100, 000.00 dólares, que e o valor pedido pela DRI da UFMG, além de cobrar repatriação (que é no caso, o translado do corpo, caso haja morte), medicamentos, atrasos e perdas da bagagem, assistência odontológica urgente, assistência jurídica, entre outros. O nome do seguro é Travel Ace Assistance e é muito bom.


Observação: apesar de eu não ter usado nenhum dos meus seguros, a não ser para conseguir minha carteirinha de residência e meu visto, não me arrependo de ter feito os dois, já que saúde é uma coisa muito séria.

  • Exames Médicos
É recomendado pela FUMP que o intercambista vá ao médico e faça exames antes de viajar, para isso é muito importante marcar as consultas com antecedência, já que as filas são grandes e não é bom correr o risco de deixar para a última hora. Antes os exames eram obrigatórios para o pedido de visto, mas quando eu vim já não era necessário. Mas mesmo assim, é importante ver como está a saúde não só quando vem, mas quando volta pra casa também. Para conseguir o atestado de saúde para viajar é necessário fazer exames de sangue, de urina e de HIV. O exame de HIV a FUMP não cobre, mas é possível fazer de graça pelo SUS.


  • Procuração de responsável
A FUMP aconselha aos estudantes assistidos que façam uma procuração deixando alguém responsável por resolver algum possível problema para eles no Brasil. Essa procuração permite, por exemplo, que alguém renove uma bolsa sua; faça alterações em sua matrícula caso dê algo errado; deposite dinheiro em sua conta internacional (nesse caso só é permitido a mãe, o pai ou o cônjuge), etc. Isso é muito importante, pode ser feito em qualquer cartório e a pessoa que ficará responsável por você deve acompanhá-lo com os documentos pessoais (de ambos) no momento da emissão da procuração. É mais seguro, caso precise de resolver algo importante, já que a pessoa escolhida ficará com plenos poderes de resolver qualquer coisa em seu nome. Mas é bom escolher alguém confiável, de preferência o pai ou a mãe.

  • Autenticação de documentos
Essa parte, na minha opinião, foi uma das mais chatas de resolver.  Para tirar o visto é necessário autenticar a maioria dos documentos, além de ter de tirar um milhão de xerox de documentos e enfrentar filas em cartórios para autenticação e validação de assinaturas. Mas o bom é que o que não falta em Belo Horizonte são cartórios, o ruim é ter de pagar 4,50 em cada autenticação e enfrentar filas gigantescas, por isso é bom levar dinheiro (não deixar de colocar uma boa quantia para isso no orçamento da FUMP) e ir com bastante tempo.

Dica: O Comprovante de Antecedentes Criminais deve ser autenticado na Polícia Federal, vi gente autenticando em outras polícias e não conseguiu o visto, teve de voltar em outro dia. É bom ficar atento para não perder a caminhada e nem passar raiva atoa.

  • Cartões STB
Bom, fiz 3 carteirinhas da STB, mas na verdade creio que poderia ter feito somente 2 delas: a de Albergue (que é necessário para realizar reservas na Pousada de Juventude e também pode ser usado para ganhar desconto em outros albergues) e o Cartão Jovem (com o qual é possível ganhar descontos na entrada de eventos, cinemas, teatros, na comprar de passagens do Rede Expresso, etc.). A Carteira Mundial de Estudante não foi por mim utilizada, mas se quiserem fazer todas, é só entrar acessar os sites, pagar as taxas e aguardá-las em casa:



  • Aeroporto (táxi, carro, ônibus)





Na hora de ir ao aeroporto fica aquela dúvida, ir de táxi, de ônibus ou de carro? Bom, para o orçamento da FUMP, você deverá olhar os preços dos três. Mas veja qual fica mais em conta:




Táxi: Bom, não sei qual é o preço cobrado pelos taxistas nas outras cidades, mas em Santa Luzia é o meio mais caro de ir ao aeroporto, não ficando menos de 100 reais.

Para informações sobre táxi para Confins, clique em: http://aeroportodeconfins.wordpress.com/taxi/

Ônibus: A opção de ir de ônibus sai um pouco mais barata, apesar de ser menos cômoda por causa das malas. Encontrei ótimas informações sobre a linha de ônibus que faz o trajeto ao aeroporto, veja:

A Unir é a empresa que oferece transporte de ônibus no Aeroporto Internacional de Confins / Tancredo Neves. Possui uma frota de ônibus executivos, convencionais e urbanos. Para maiores informações acesse www.conexaoaeroporto.com.br, ou entre em contato pelo telefone (31) 3689-2415.

Ônibus Executivo

Aeroporto Internacional de Confins – Terminal Alvares Cabral (Belo Horizonte)

Local de Embarque no Aeroporto: Pista Interna – Guichê de vendas no saguão principal.

Tarifa: R$ 19,25
Tempo previsto do percurso: aproximadamente 50 minutos.

Obs: Possui horários onde o trajeto passa pelo aeroporto da Pampulha. Parada para desembarque no Hotel Ouro Minas, apenas para passageiros com bagagem de mão.

Ônibus Convencional

Linha 5250/5270: Aeroporto Internacional de Confins – Rodoviária de BH

Local de Embarque no Aeroporto: Final da passarela de pedestres do estacionamento, na pista externa do aeroporto.

Tarifa: R$ 8,70
Tempo previsto do percurso: aproximadamente 60 minutos.

Obs: Possui horários onde o trajeto passa pelo aeroporto da Pampulha.

Linha 5251: Aeroporto da Pampulha – Aeroporto de Confins

Tarifa: R$ 8,70

Tempo previsto do percurso: aproximadamente 45 minutos.

Ônibus Urbano

Linha 5252/5271: Aeroporto Internacional de Confins – Rodoviária de BH

Local de Embarque no Aeroporto: Final da passarela de pedestres do estacionamento, na pista externa do aeroporto.

Tarifa: R$ 7,05
Tempo previsto do percurso: aproximadamente 75 minutos.

TRIP e AZUL tem ônibus grátis entre Confins e Pampulha

A companhia TRIP disponibiliza ônibus executivos para fazer o traslado entre os aeroportos de Confins e Pampulha em Belo Horizonte gratuitamente, com a fusão das operações com a Azul, os clientes de ambas as companhias podem se beneficiar com o serviço, basta apresentar o cartão de embarque.
Tempo previsto do percurso: aproximadamente 50 minutos.

De Confins para o Aeroporto Pampulha

07:00   10:00  18:30

Do Aeroporto Pampulha para Confins

9:00  12:20 21:30
Dica: Para quem decidir ir de ônibus, e precisar pegar dois (um até o ponto do que vai até Confins, e outro para Confins), não deve esquecer de colocar os preços dos dois no orçamento da FUMP, ok?
Site do aeroporto de Confins: http://aeroportodeconfins.wordpress.com/turismo/

Carro: É o meio mais em conta de ir até o aeroporto, além de caber mais familiares para a despedida, rsrsrsrsrs. Além disso, se você conhece alguém que tem carro, pode fazer uma vaquinha com as pessoas que vão te acompanhar e fica bem baratinho. Eu fui com minha prima, minha mãe e meu namorado e coloquei menos de 20 reais de gasolina, sem comparação, né?


  • Passaporte

A emissão do passaporte é feita pela Polícia Federal. Para isso, siga os seguintes passos: 


Veja a relação de documentos necessários para a emissão de passaporte comum: http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/documentacao-necessaria


Imprima a GRU de pagamento

Agende um horário para levar a documentação, juntamente com a GRU paga: https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/agenda/agendamento/paginaInicial.jsp

Aguarde os dias exigidos para a entrega. Você pode acompanhar seu pedido pelo link: https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/consultarSituacao/consultaSituacaoSolicitacao.jsp



  • Passagem aérea

Bom, minhas passagens foram compradas na agência de viagens Master Turismo. Primeiro fui até lá, no endereço: Rua da Bahia, 2.140 - Lourdes - CEP: 30.160-012, Tel.: (31) 3330-3655, aí o funcionário pegou meus dados, fez o orçamento com as datas que eu pedi (incluindo o seguro de saúde) e me enviou por e-mail. Depois fiz uma transferência bancária com o valor das passagens e minha colega foi até lá para fechar o negócio, pois compramos juntas. Não tive nenhum problema com essa agência, me atenderam super bem, tive seguro das malas, desconto de estudante, etc. Aconselho o lugar para quem quiser conferir os preços. Veja o site: http://www.masterturismo.com.br/

  • Visto de residência

O pedido de visto deve ser realizado no Consulado de Portugal no Brasil. Para isso, você deverá primeiramente realizar o seu pedido on-line, acessando o site: http://www.secomunidades.pt/vistos/index.php?option=com_content&view=article&id=171&Itemid=14&lang=pt. Após o preenchimento do formulário, você escolhe um dia e um horário para levar a documentação e fazer o pagamento da taxa (quando eu fiz a taxa era 256 reais, a taxa varia porque depende do valor do euro no dia). Você também poderá ir até lá antes desse processo, para pegar a lista de documentos que são necessário. Quando eu fiz, os documentos eram:

Formulário da internet
1 Foto 3x4
Comprovante de Residência
Todas as páginas do passaporte (com as páginas de identificação autenticadas em cartório)
Carteira de identidade (autenticada em cartório)
Certificado de registro criminal (expedido pela Polícia Federal, com firma reconhecida no Cartório de Notas de BH)
Seguro médico de viagem
Comprovativo de matrícula na Universidade do exterior (carta de aceite)
Meios de Subsistência (declarações fornecidas pela FUMP, que devem ser reconhecidas em cartório)


  • Malas
Em minha opinião, a pior coisa de uma viagem é fazer as coisas caberem na mala. Eu por exemplo, queria levar minha casa inteira na viagem e tive dificuldades para fazer tudo que eu queria na mala. Geralmente, as empresas aéreas permitem: 2 malas de porão de 32kg e uma mala de mão de 10kg. É bom não levar coisas que você acha que não vai usar, eu levei um monte que não precisei e acebei carregando peso atoa. Ainda mais que durante a viagem, você vai certamente comprar um monte de presentes e lembrancinhas para você, aí não cabe mesmo, e pagar bagagem extra fica uma fortuna. Eu tive sorte, porque meu namorado me visitou e quando voltou levou um monte de coisas minhas que eu não iria precisar pra casa. Mesmo assim, custei fazer as coisas que ficaram caberem, já que a minha mala grande quebrou a rodinha (por estar muito pesada) e meu namorado levou uma média pra mim. É bom levar roupas de frio e de calor, poucos sapatos, roupas de baixo, roupas de banho,  2 toalhas, remédios essenciais, alguns materiais escolares, os materiais de higiene pessoal (levei todos, assim não tive de acostumar com outras marcas e não tive gastos com isso durante a viagem), aparelhos eletrônicos, fotos de familiares, amigos e namorado(a), uma agenda com endereços e telefones importantes, etc. É com levar pelo menos uma muda de roupa na mala de mão, para caso de necessidade (como sumiço ou roubo das malas). Para saber mais sobre o que pode e o que não pode ser levado na mala, além de outras exigências da TAP, acesse: http://www.flytap.com/Portugal/pt/planear-reservar/preparar-viagem/bagagem.

Dica: É bom pesar as malas antes da viagem para evitar pagar multa por excesso de peso, eu levei as minhas para pesar em um ferro-velho perto da minha casa, minha amiga levou na farmácia. Melhor prevenir, do que remediar, não é mesmo?



  • Gastos do próprio bolso 
A FUMP não cobre com todos os gastos da viagem, ela apenas dá um recurso financeiro para ajudar o aluna com o intercâmbio. Assim, é importante começar a juntar uma graninha extra assim que passar na seleção, já que você terá que arcar com gastos como, por exemplo: roupas de frio e em geral, remédios, material de higiene e de limpeza do local em que você irá morar, notebook, viagens, etc.



  • Despedidas

Despedidas são sempre ruins, mas infelizmente elas acontecem. Já que você passará muito tempo longe das pessoas que você ama, é bom aproveitar cada minuto que você terá antes da viagem com elas. Aproveite para visitar parentes, sair com amigos, curtir os pais e o namorado(a), brinque com seus animais de estimação, etc. Além disso, não deixe de manter contato com eles durante a viagem!!!





  • Ao chegar

Ao chegar em Coimbra, você deverá seguir os seguintes passos:

Encontrar uma moradia, caso não tenha deixado o local previamente alugado: veja dicas sobre isso no post: http://evapt2012.blogspot.pt/2013/01/moradia-em-coimbra.html


Ir ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF): você terá 3 dias após sua chegada em Portugal para ir ao SEF e dar entrada ao seu pedido de renovação de visto, já que o seu valerá apenas por 3 meses. Assim, você deverá ir ao SEF, dar entrada, pegar uma lista de documentos que deverá ser entregue, agendar uma data para o retorno, juntar a documentação, retornar ao SEF e pagar uma taxa. Quanto fiz era menos de 40 euros, aí eles emitem uma carteirinha de residência que pode substituir o passaporte durante o restante de sua estadia. Se você passar desses três dias, deverá pagar uma multa, portanto, não é bom deixar para depois. O SEF de Coimbra, fica na Loja do Cidadão, na Baixa.

IR à DRI da Universidade: Você deverá ir até a DRI para saber quais os procedimentos devem ser tomados para que sua matrícula seja efetivada. Para isso você deverá levar sua documentação e 20 euros para fazer a carteirinha. Vá bem cedo, porque a fila fica grande. A DRI fica bem na entrada do Polo I da Universidade, num prédio antigo, do lado direito da Praça Dom Dinis. Eles te entregarão alguns documentos, como um comprovativo de pedido de matrícula, um papel que te isenta de pagar as taxas da Universidade e uma folha para alteração nas disciplinas que você previamente se inscreveu no site, quando fez a candidatura. Aí você deverá marcar uma reunião com a professora coordenadora de seu curso, por e-mail, para ela aprovar suas alterações. Essa folha e demais documentos, devem ser escaneados e enviados à DRI. Depois de um tempinho, você recebe um e-mail dizendo que sua carteirinha está pronta e sua senha e login para se inscrever no nónio (que é tipo o Minha UFMG). No final do intercâmbio, você deve voltar lá para pegar um papel notificando sua saída da Universidade.

Para saber quais matérias são disponíveis clique em: http://www.uc.pt/fluc/ensino/cursos

Para saber sobre cursos livres de língua, clique em: http://www.uc.pt/fluc/cl

Para saber mais sobre a Faculdade de Letras, clique em: http://evapt2012.blogspot.pt/p/faculdade.html



  • Viagens e diversão
Para saber dicas sobre viagens, clique em: http://evapt2012.blogspot.pt/p/portugal.html
Para saber dicas sobre os meios de transporte, clique em: http://evapt2012.blogspot.pt/2013/01/meios-de-transporte.html

Para saber dicas sobre coisas para se fazer em Coimbra, clique em: http://evapt2012.blogspot.pt/2013/01/coisas-para-se-fazer-em-coimbra.html




  • Ao voltar à UFMG
Ao voltar à UFMG, você deverá seguir os seguintes passos:

Enviar à DRI os formulários de "Avaliação de Intercâmbio" e "Guia Prático", respondidos (esses formulários serão enviados ao seu e-mail no final do período de intercâmbio);

Após receber as notas das disciplinas cursadas, integralizá-las junto ao seu colegiado;

Ajudar os próximos intercambistas quando necessário.


Bom, o que eu tinha para dizer era isso. Espero que ajude de alguma forma. Para saber mais dicas de viagem, veja os posts da página principal do meu blog ou as páginas do menu superior.

Boa viagem!! ;)