Seja muito bem vindo ao meu cantinho! Compartilho com você minhas experiências e vivências fora do "Brasil". Espero que goste...

Faculdade


Olá!


Nessa página do Blog darei algumas dicas a respeito da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), já que meu curso é Letras. Não sei nada a respeito de outros cursos, mas creio que as dicas serão úteis para todos, já que coisas como: xerox, biblioteca, avaliações, uso da internet, etc., funcionam da mesma maneira nas outras faculdades também, mas não posso dar nenhuma certeza. Bom, então vamos a alguns tópicos mais importantes:


  • Site da Faculdade:
No site da Faculdade há várias informações importantes a respeito de eventos, candidaturas às disciplinas, calendário acadêmico, calendário de provas, etc. É bom ficar sempre de olho nele para saber as novidades.




  • Prédio:
O prédio da FLUC fica do lado do prédio da Faculdade de Medicina. A entrada é pelo quarto piso. As salas de aula são um pouco confusas, mas logo acostuma-se com a disposição dos lugares. Há vários centros de estudos espalhados pelos andares e cada um deles possui sua pequena biblioteca (que fica espalhada pelos corredores, dentro de armários trancados à chave). A Biblioteca Central fica no 2º piso, do lado do xerox. Há aquecedores que no verão permanecem ligados, porém não fazem muita diferença durante o frio, a sensação é de que estão sempre desligados. As salas são um pouco abafadas e as carteiras são bem antigas, com carteira e mesa de madeira, para duas pessoas, um pouco incômodas porque a mesa fica bem distante da cadeira. Mas há televisão, data show e computador em todas elas. O quadro é de giz, mas os professores geralmente não utilizam. Não há bebedouros em nenhuma parte do prédio, e creio que em nenhum dos outros prédios também. Mas há máquinas que vendem água, café, biscoitos, doces, etc., em praticamente todos os andares. Há elevadores e as escadas são um pouco fora de ordem. A disposição dos banheiros é um pouco diferente também, não há femininos do lado de masculinos, se um feminino é de um lado, do outro é masculino e a ordem é invertida em cada andar. Os banheiros são limpos e sempre há papel higiênico, mas não há toalhas de mão, mas há secadores elétricos. No primeiro andar há uma loja da FLUC onde são vendidos alguns livros, materiais escolares e folhas próprias para realizar as avaliações. Há áreas especiais para fumantes, que ficam em todos os andares, uma portinha meio escondida do lado dos banheiros. Os auditórios são chamados de "anfiteatros", há uns bem grandes e outros bem pequenos e não obedecem a ordem dos andares, mas há um quadro na entrada do prédio que indica onde fica cada coisa. Bom, creio que isso são as coisas mais importantes com relação à disposição do prédio.


  • Biblioteca:
A biblioteca da Faculdade de Letras é a Central, além de haver, como eu disse, as pequenas bibliotecas em todos os  centros de estudos, com sua coleção específica. Além dessas, há a Biblioteca Geral que fica em frente à Faculdade de Letras e a Biblioteca Joanina, famosa na cidade, com obras raras, que é necessário agendar horário para entrar e é possível também fazer um tour, quem é estudante da faculdade não paga. O sistema para aquisição de um livro é bastante diferente já que você não tem acesso à coleção nas prateleiras, como é de costume no Brasil. Lá você pesquisa o livro no site da biblioteca (tendo feito anteriormente um cadastro no site, com os dados pessoais e acadêmicos), espera que o funcionário chame por seu nome e pergunte se é pra estudar na biblioteca ou levar pra casa, aí eles buscam, registram no sistema e marcam um dia para a entrega. O processo é bem demorado e as vezes ou o livro sumiu, ou não foi entregue na data (não há punição para atrasos), ou ainda não foi recolocado na prateleira, aí o jeito é esperar, procurar em outro lugar ou desistir. Alunos de graduação podem pegar somente 3 livros de cada vez, podem ficar com o exemplar durante uma semana e podem fazer até 3 renovações. É um pouco estranho, mas com o tempo acostuma-se. 

Catálogo da Biblioteca: http://webopac.sib.uc.pt/search~S17


  • Xerox:
Só conheci na UC o xerox da Faculdade de Letras, nem sei se existe algum outro. Como disse, ele fica no segundo andar do lado da biblioteca Central. A impressão custa 0,03 céntimos. Não sei de cor todos os valores, mas é tudo bem barato, desde uma impressão simples até uma encadernação. Para imprimir do pendrive (em Portugal é uma palavra feminina, eles dizem : "a pen") é preciso pedir permissão para entrar no local e só entra uma pessoa de cada vez (eles são bem rígidos às regras, xingam na cara dura mesmo), já para as outras coisas é necessário pegar uma senha que fica logo na entrada e aguardar sua vez (fique esperto que as funcionárias chamam muito rápido e você pode perder sua vez). Alguns professores deixam textos para serem fotocopiados e o nome e a ordem fica numa pasta em cima do balcão, é bom olhar antes de pedir, o sistema não é eletrônico, aí olhando na lista fica mais fácil e mais rápido. Há máquinas de xerox disponíveis para os próprios alunos fotocopiarem seus livros e textos na frente do xerox, a impressão fica bem mais barata, apenas 0,025 céntimos, mas é necessário requisitar um cartão e carregá-lo sempre com as funcionárias, como se fosse um cartão de crédito que deve ser colocado na maquininha acoplada à máquina grande. Vale muito a pena para quem quer o livro inteiro, já que diretamente com as funcionárias só  é possível tirar 50 cópias de cada vez. Como todo xerox, demora um pouco, mas o preço é melhor do que na Associação Acadêmica, por exemplo. 

Dica: Eles não dizem "xerox", mas sim "fotocopiadora".


  • Acesso à internet
O acesso à internet wifi é feito através da login e da senha do "inforestudante", que é tipo o portal "Minha UFMG", no qual é possível ver as notas, os sumários das disciplinas e os textos disponibilizados pelos professores, chamado de "nónio". Além disso, é através desse portal que você receberá os e-mails encaminhados pela faculdade e outros avisos importantes. Mas assim que chegar à DRI você será devidamente auxiliado nessa questão. Ao ligar seu aparelho que possui um dispositivo para detectar esse tipo de internet, será pedido para você fazer login na rede wifi, aí é só colocar seu login e sua senha do nónio. Há uma sala de computadores onde é possível acessar a internet, que fica no 6º andar. A internet é muito rápida e pega praticamente em todos os lugares.



  • Disciplinas:
 Cursei 3 cadeiras (vão se acostumando com os nomes diferentes): Linguagem e Identidade, Cultura Portuguesa e Cinema PortuguêsOs professores são bons (tirando que as vezes são um pouco grossos dependendo da pergunta ou da resposta do aluno), são bastante rígidos e cobram bastante leitura (que geralmente indicam, mas não disponibilizam, aí é necessário procurar na biblioteca ou na internet). É necessário cursar, no mínimo, três disciplinas. Aconselho que se faça pelo menos 3, para evitar de ser reprovado em uma e ter de responder processo administrativo na UFMG quando voltar. Para saber as disciplinas e os horários, você deve acessar o site da faculdade, mas atente-se bem ao semestre em que ela será oferecida para não ter problemas com a matrícula depois.

Link das disciplinas: http://www.uc.pt/fluc/ensino


  • Cursos Livres de Língua:
Além disso, como estudo a Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Fale UFMG, fiz um curso livre de Iniciação à Língua Gestual Portuguesa, oferecido pelo Centro de Línguas da faculdade. Há várias opções de línguas, com horários variados. Esses cursos devem ser pagos pelos alunos, já que não fazem parte das despesas pagas pela UFMG na UC. No final do curso é possível solicitar um certificado que custa 5 euros.

Site do Centro de Línguas: http://www.uc.pt/fluc/cl


  • Avaliação:
A forma de avaliação é um pouco diferente, ela é realizada em três modalidades:

Contínua: 75% de presenças, trabalhos orais e escritos e testes;

Mista: 50% de presenças, trabalhos orais e escritos, testes e teste final,

Final: não conta as presenças e há somente um teste final com toda a matéria do semestre.

Prova oral: oferecida em todos as disciplinas de outras línguas, além de ser uma opção para aqueles que tiram 8 e 9 na modalidade exame final.

Recurso: segunda chance para todos os alunos que não alcançarem até 10 (que é a média) nas modalidades ditas acima.

Fiz todas as cadeiras em avaliação final, já que para viajar a outros países, foi preciso faltar a algumas aulas. Mas não aconselho que se faça isso, já que fica muito puxado estudar pra tudo no final do semestre. Aconselho que no primeiro dia de aula, você se apresente ao professor e diga que é um aluno intercambista do Brasil, para que ele fique ciente da sua situação.



Acho que é isso, qualquer dúvida pode ser enviada ao meu e-mail.


Gostei muito de estudar em Coimbra, espero que gostem também.

Os prédios do Pólo I são lindos, o de Letras é esse:






=)