Itália: Roma
Não tenho nem palavras para explicar a sensação de ter ido à Roma. Apesar de ter passado muito aperto, principalmente com a questão da diferença do idioma, foi uma experiência muito válida e inesquecível. Como fiquei pouco tempo, pouco mais de um dia e meio, não deu pra ver tudo, por exemplo, não cheguei a ver o Panteão nem a Piazza Navona, mas o que deu pra ver já valeu muito a pena. Cheguei pelo aeroporto da cidade de Ciampino e fiquei hospedada lá, em um Hostel chamado Ostello Casale Dei Monaci, fui bem recebida lá, apesar do café da manhã incluso não ser bom, da descarga do banheiro pingar a noite toda e da internet não pegar dentro do quarto, além de ser bastante afastado de Roma. Aconselho que, se forem lá, pesquisem bem antes a questão de ônibus e metrô que ficam bem mais em conta que táxi (não peguem os táxis que ficam na porta do aeroporto, eles cobram uma fortuna, pagamos 20 euros para ir do aeroporto até o Hostel e depois descobrimos que, na verdade, deveríamos ter pegado dois ônibus, um de 1,20 e outro de 1,30, ou seja, tivemos muito prejuízo). Aconselho também que façam como nós, é bom comprar o passe de um ônibus turístico para conhecer melhor a cidade, ficou 20 euros e podíamos descer e entrar quando quiséssemos, além de ter desconto em museus, em lojas de lembrancinhas e em restaurantes. O nosso foi o Roma Open Tour, mas há muitos outros, é só pesquisar na net. E uma dica é que comprar pelo site fica mais barato do que comprar na hora. É bom também porque há uma narração em várias línguas do pontos turísticos do lugar, muito bacana mesmo. Escutei muitos: Mama mias!! Grazzie, Prego, Senhore, etc. É bom deixar um dia inteiro para conhecer o Vaticano, já que a fila para entrar na Basílica é enooooooorme, eu nem entrei, e também há muitos museus interessantes. Foi muito legal mesmo!!! E eu coloquei minha mão no Coliseu, sim, sim!!! =)
Espanha: Barcelona
Barcelona é, sem sombra de dúvidas, o lugar mais bonito que eu já conheci em toda minha vida, e não é exagero não, quem vai até lá se apaixona com certeza!! Não sei se por ter sido a minha segunda viagem fora de Portugal, tudo pareceu mais fácil. A ida para o aeroporto de Porto de madrugada (é bom comprar a passagem antecipada, o ônibus sai da estação do Rede Expressos em Coimbra às 3h da manhã, dá tempo certinho de pegar os voos que são a partir das 6h da manhã, a viagem é de uma hora e meia, mais um 15 min. de táxi até o aeroporto), o táxi para o aeroporto, o check-in, a passagem no detector de metais, o embarque, a pousagem, tudo, tudo, foi bem mais fácil dessa vez. Quando chegamos lá já sabíamos em qual lugar pegar o trem e em qual lugar descer, o Hostel foi muito acessível, enfim, tudo deu certinho, conforme o combinado. Fiquei em um hostel muito bom, o Barcelona Urbany Hostel, que fica na Avenida Meridiana, nº 97. Ele é super organizado, muito bonito e possui também piscina, lanchonete e academia, acreditem!! O quarto é rosa, com secador de cabelo e camas muito confortáveis, tudo de bom, aconselho com toda certeza, os funcionários são muito educados e até falam português!!! Para chegar até lá, é só pegar o trem no aeroporto e descer na estação de Clot-Aragó, daí você já sai na Avenida Meridiana, o Hostel fica do lado direito. Em Barcelona, a língua oficial é o catalão, mas mesmo assim não tive problema, porque eles entendem e falam também o espanhol. O trânsito é muito organizado e eles possuem muitos metrôs que saem a todo momento, a passagem é um pouco mais cara que da Itália, 2 euros por bilhete, mas pelo bom acesso não fica caro. No primeiro dia, fui ao Teleférico de Montijuic, muito bom, que deixa você em um Castelo Medieval maravilhoso. No segundo dia, rodei a cidade em um ônibus turístico que faz parte dos ônibus da cidade. Nesse site você poderá comprar o passe para o ônibus e para o teleférico com desconto: http://www.barcelonabusturistic.cat/web/guest. Como fiquei somente dois dias praticamente, não deu pra descer em todos os lugares e ficou muita coisa sem ver, como por exemplo, o Museu Picasso. Por isso, aconselho que se vá lá com mais tempo. Mas, vi o Museu de História da Catalunya, que é ótimo, o Parc Guell, as casas de Galdí e a Basílica da Sagrada Família, entre outros. Vale muito a pena, com toda certeza, não deixem de conhecer Barcelona de forma alguma!!! =)
França: Paris
Paris é um lugar fantástico e sem igual, ainda mais quando se está acompanhado(a) do amor da sua vida! =) Nessa viagem também ocorreu tudo bem, tirando o local escolhido para a hospedagem, que além de ficar numa região muito perigosa, a internet era paga depois das 18h, o chuveiro não esquentava e os edredons das camas estavam imundos. Pelo menos era perto das linhas de metrô e os funcionários eram educados e sabiam várias línguas, daí não tivemos grandes trabalhos para entender o idioma. O nome do Hostel é Friends Hostel. Tirando isso, foi tudo maravilhoso. Conheci no primeiro dia o Museu do Louvre (que é imenso e seria necessário um dia inteiro para vê-lo e como fiquei pouco tempo, só vi as obras mais conhecidas), nele não paguei nada porque tinha a carteira de residência, porém meu namorado teve de pagar 11 euros, já que apesar de ser estudante, é maior de 26 anos. Vi também nesse dia a Avenue des Champs Elysées (linda enfeitada para o Natal, mas as coisas nela, principalmente a comida, são muito, muito caras mesmo!!!) e o Arco do Triunfo. Apesar da chuva e do frio imenso deu pra aproveitar bastante. No segundo dia conheci a Torre Eiffel (só vi por fora, porque para entrar era necessário pagar, mas acho que não é muito caro), a Catedral de Notre Dame (maravilhosa e só é necessário pagar para fazer um tour específico que eles têm lá) e o Jardim de Luxemburgo (que mesmo com poucas flores por causa do inverno, é muito lindo). Nesse passeio optei por não pagar um ônibus turístico, por querer ver menos coisas e também por estar acompanhada do meu namorado e ser menos perigoso andar por lá. Mas vi muitos desses ônibus lá, o problema é que devem ser mais caros do que nos outros países, já que achei tudo bem mais caro em Paris do que nos outros lugares que fui. Visitei todos esses lugares por metrô, são muitas linhas que deixam as pessoas praticamente "na porta" dos lugares interessantes para visitação. Não desci diretamente no aeroporto de Paris, mas sim em Paris Bouvais, e tive de pagar um ônibus de 15 euros ida, 15 euros volta para chegar até Paris, com viagem de mais ou menos 1h30, o que encareceu muito a viagem e a fez ficar menor e mais cansativa, por isso é bom comprar passagens diretamente para o aeroporto principal de Paris. É bom também, antes de fazer uma viagem assim, se informar a respeito das linhas de metrô, dos preços de entradas nos lugares e de sua localização, para fazer um passeio mais tranquilo e organizado. No último dia nevou, foi uma sensação maravilhosa, apesar do frio de 1 °C que congelou minhas mãos e queimou meu rosto. Foi lindo e muito romântico, vivi momentos inesquecíveis em Paris, com certeza!!
Bom, essas foram as minhas viagens fora de Portugal. A vontade de ir à Alemanha (Berlim), Inglaterra (Londres) e Marrocos, ficam para uma próxima oportunidade. Os três destinos que fui, foram minha prioridade... e foi maravilhoso!! Espero ter conseguido ajudar de alguma forma com meus relatos! Até mais! =)