Seja muito bem vindo ao meu cantinho! Compartilho com você minhas experiências e vivências fora do "Brasil". Espero que goste...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Moradia em Coimbra


Olá!!!

Bom, uma assunto que também é muito importante e não pode deixar de ser citado é a questão da moradia, onde morar em Coimbra? Ninguém merece morar durante todo o período de intercâmbio em um lugar ruim, pouco confortável, com barulho ou muito longe da faculdade, não é mesmo? Por isso, é muito importante pesquisar muito bem antes de alugar qualquer quarto/casa para ficar durante esse período. Através de minhas pesquisas na internet e de conselhos que recebi de ex-intercambistas, decidi não deixar a casa já alugada, preferi ficar alguns dias na Pousada da Juvetude, veja o site: http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/pt/, e lá foi que eu me decidi, já que não é bom confiar em sites e fotos da internet, que muitas vezes, podem ser enganosas. A Pousada é boa, com café da manhã, limpeza de quarto, etc., mas preste bastante atenção nas instruções das funcionárias da recepção, elas falam muito rápido e depois você acaba sendo chamado a atenção por não ter entendido as instruções. Além disso, fique atento ao horário de entrada e saída, para não correr o risco de ficar na rua até o horário permitido. Eu, por exemplo, cheguei em Coimbra às 12h30 e como o horário de entrada era somente até às 12h, tive que ficar na rua esperando até às 15h (isso porque uma funcionária boazinha da limpeza me deixou entrar, se não eu teria ficado até às 18h). O bom é pesquisar antes, mas também ir com alguns dias de antecedência, para olhar pessoalmente a casa. Uma boa moradia deve ter: água, internet, luz, e, eventualmente, serviços de faxina mensal, incluídos no valor do aluguel, além de ser bem equipada com eletrodomésticos, máquina de lavar e, principalmente, banheiro individual com água quente. Isso não é nenhuma chatice não, são coisas que realmente fazem muita falta. Na casa que eu fiquei, apesar de ser muito boa, era necessário pagar 2,50 para cada vez que eu ligasse a máquina de lavar, ou seja, seriam pelo menos 5 euros por semana para lavar roupas. Assim, eu acabei tendo de lavar minhs roupas na mão para economizar, e isso não foi nada legal. Na minha casa tinha TV a cabo também, apesar de eu não ter assistido muito, só vi mesmo a Rede Record e alguns canais de filmes e videoclipes, porque os programas portugueses são muito estranhos, rsrsrsrs. Há também a moradia da Universidade, não sei bem como funciona, mas fiquei sabendo que só é possível ficar por 3 meses, veja o site para se informar melhor: http://www.uc.pt/sasuc/ServicosApoioEstudantes/Alojamento/ghost_of_Residencias

Sempre fica aquela dúvida: morar sozinho ou em quarto partilhado? Eu compartilhei um quarto que possuía banheiro individual com minha amiga Giovanna, não tive nenhum problema porque somos amigas há muito tempo e fomos juntas para o intercâmbio. Porém, não aconselho morar com pessoas desconhecidas, porque além de perder sua privacidade, você pode ter problemas com barulhos, desentendimentos, chateações, etc.

Abaixo listo alguns sites bons para a pesquisa da moradia:




Casa  Mamoa (fiquei em uma delas, a que fica na Dr. Dias da Silva. É bem confortável e é mobiliada, porém, há o problema de ter que pagar para lavar roupa, a internet cai sempre porque há muitos moradores e é muito barulhenta à noite, porque o piso é de um material que só de encostar faz barulho. Mas mesmo assim eu gostei, é uma rua muito tranquila, a casa é limpa e fica perto do Pólo I da Universidade): http://www.casamamoa.com/.

Dica: Há também anúncios de casas/quartos para alugar espalhados por toda a cidade, colados nas árvores, nos telefones públicos, nos postes, etc., você pode ligar para os donos e marcar uma visita na casa.

Boa sorte na sua escolha!!

0 comentários:

Postar um comentário